sexta-feira, 16 de outubro de 2015

NPD faz um relatório sobre comunidade gamer brasileira

A NPD fez um estudo sobre a comunidade gamer do Brasil, e divulgou os resultados no último dia 12. O relatório revela alguns dados muito interessantes, principalmente para os desenvolvedores de jogos no país.
Por exemplo, sabemos que os games são uma atividade muito apreciada pelos brasileiros, com 82% da população entre 13 a 59 anos jogando pelo menos em algum dispositivo. Apesar de jovens estarem mais propensos a jogar, temos ainda que 65% das pessoas entre 45 e 69 anos jogam.
A atividade no Brasil é bem distribuída entre os três principais tipos de plataformas: consoles, PC e dispositivos móveis.Os PCs são os dispositivos mais usados (47%) seguidos por celulares plataforma Android (38%). A média brasileira é que cada gamer joga em 2,6 dispositivos. Quando perguntados qual o dispositivo primário, os primeiros da lista são os consoles, seguidos por computadores, celulares e portáteis.
Em relação ao tempo de jogo, a média é de 15 horas por semana, distribuídos entre todos os dispositivos. Os jovens jogam mais, aproximadamente 19 horas.
A parte mais interessante da pesquisa é sobre os formatos de jogos que são a preferência entre os brasileiros. A maioria dos entrevistados diz que gosta tanto dos formatos digitais como dos físicos, ficando apenas 15% dos entrevistados alegando jogar apenas em formatos físicos (por exemplo, CDs, DVDs, cartuchos).
E onde os brasileiros compram estes jogos? A pesquisa revela que vias alternativas de compra (como nossos conhecidos camelódromos, mas não apenas estes) ainda são uma fatia muito grande do mercado, mas as vias oficiais têm crescido bastante nos últimos tempos. Na pesquisa, 62% dos gamers diz ter comprado seus jogos por meios normais, sendo que 38% das pessoas disseram ter comprado seus jogos no mercado negro ou fora do país.
Aparentemente os brasileiros têm buscado mais a legalidade. Esta é uma informação muito interessante para desenvolvedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de