quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

25 anos de Megaman!

Arte feita por kajinman
Me lembro que em 2002 eu saía de férias para a casa de meu pai, e como tinha adquirido há pouco tempo meu Super Nintendo, tinha poucos jogos. Nós tínhamos ido para a distante cidade de Ji Paraná, então não conhecíamos nada por lá. Jogar era uma das poucas coisas que podíamos fazer.
Assim, procuramos uma locadora para alugar alguns jogos, e ali encontrei um jogo que me chamou a atenção: Megaman X2. Eu já tinha visto de relance o jogo em algumas revistas de videogames que eu lia, então resolvi alugar ele para saber como era. Provavelmente foi a melhor escolha que já fiz em termos de jogo e até hoje Megaman X2 se mantém como um dos meus preferidos da série.
O herói Megaman começava o jogo de forma mais básica possível, mas logo descobri que você poderia encontrar cápsulas onde ele ganhava algum tipo de "upgrade". Se você também vencesse um chefe de fase, você adquiria a arma dele... Logo aquele jogo ganhava minha atenção, e não demorou muito para que eu buscasse também os outros jogos da série. Em pouco tempo o personagem se tornaria meu personagem preferido do estilo plataforma (talvez vocês tenham percebido pela quantidade de posts relacionados com o personagem aqui).

As cápsulas do Megaman X2
Foi no dia 17 de dezembro de 1987 que o primeiro jogo da série foi lançado. Naquela época você enfrentava 6 fases apenas (hoje em dia são 8), e Megaman ganhava apenas duas armas além daquelas obtidas pelos chefes. Talvez o chefe mais insano de toda a história da série seja o Rockmonster, onde você tinha que praticamente decorar o padrão de ataques dele e tentar não ser atingido de forma alguma.

O terrível Rockmonster

Então, com o passar dos anos, Megaman foi ganhando mais armas. No segundo jogo ele enfrenta 8 chefes e já ganha algumas armas a mais. No terceiro jogo ele ganha a ajuda de Rush, seu cão mecânico, além de poder deslizar. No quarto jogo ele pode carregar o tiro para aumentar a força. A série X que foi iniciada no Super Nintendo narra a história do herói alguns anos no futuro, onde ali ele pode não deslizar, mas correr, além de se agarrar a paredes. Na segunda versão ele pode "correr" no ar. Nesta série até as armas obtidas por chefes podem ser carregadas. Outras versões do herói foram aparecendo, como na versão Rockman EXE, onde o personagem é uma espécie de "Avatar" de um garoto, em um mundo virtual. Ainda há o Megaman Zero, que narra a história ainda mais no futuro, onde seu "colega" Zero, da série X, tem que se virar para enfrentar os novos inimigos.
Vários personagens clássicos foram sendo introduzidos durante os jogos. Em primeiríssimo lugar não poderíamos deixar de falar sobre o terrível Dr. Willy.


Ele sempre está por trás de todos os planos de dominar o mundo e é o criador de todos os robôs inimigos de Megaman, sendo o vilão principal de todos os jogos da série principal. No terceiro jogo da série é apresentado Protoman, o primeiro robô criado pelo Doutor Light (criador de Megaman):


Ele aparece de vez em quando durante a série, e nunca se sabe de que lado ele pode estar, embora esteja sempre ajudando Megaman. O Dr. Light, por outro lado, é o criador de Megaman:


Além de Megaman e Protoman, o Dr. Light criou também a Roll, que é uma espécie de irmã para Megaman:


A sétima versão do jogo Megaman também apresentou outro robô que se tornou inimigo de Megaman: Bass.


Mas o Dr. Willy não é o único arqui-inimigo de Megaman. Na série X, que se passa no futuro, é Sigma quem dá trabalho para nosso herói:


Em Megaman X2 descobre-se que Sigma é na verdade um vírus de computador, que tem transformado robôs em robôs do mal.
Assim, no último dia 17 de dezembro Megaman fez seus 25 anos. A Capcom parece estar planejando grandes eventos para comemorar o aniversário de seu mascote, e até onde eu sei, uma das coisas que a Capcom está planejando fazer por enquanto é lançar um vídeo por mês sobre cada jogo da série. Dependendo de onde for lançado os vídeos, farei questão de postá-los aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de