quinta-feira, 21 de julho de 2011

Samus Aran completa seus 25 anos.

Terei que ser sincero... Até o momento não joguei nenhum dos jogos da série Metroid. Tive 25 anos para fazer isto, mas não sei por que motivos nunca tive esta oportunidade... Talvez por que fiquei um bom tempo afastado dos novos consoles da Nintendo, e como tenho a mania de sempre acompanhar uma série, eu não vi como poderia fazer isto no caso de Metroid. O fato é que sempre tive a curiosidade de saber como é esta série, ainda mais quando me lembro de meus colegas jogando Super Metroid, estilo de jogo que sempre gostei, fazendo de tudo para terminar o jogo da forma mais completa possível (e ver a Samus Aran sem a armadura, diga-se de passagem).
Hoje então vejo uma matéria da IGN dedicada ao jogo Metroid, que está inteirando seus 25 anos. Me chamou mais atenção a informação de que Samus Aran é na verdade a primeira protagonista feminina de jogos eletrônicos. Imaginem a surpresa dos jogadores ao descobrir isto no final do primeiro jogo? É muito interessante saber também que ela ganhou fama não através da apelação sexual, já que ela vive de armadura (embora o final dos jogos tinham o bônus de se ver ela sem a armadura, mas não muito exibicionista ainda).
Em 2004 os criadores de Metroid disseram outra coisa muito interessante, principalmente para os fãs brasileiros... O nome da protagonista, Samus Aran, foi inspirado no nome verdadeiro de Pelé (Edson Arantes do Nascimento). Acontece que Hiroji Kiyotake é um grande fã de futebol. A transcrição desta entrevista pode ser lida aqui.
Samus Aran é, segundo a história do game, a única sobrevivente de um planeta chamado K-2L. Seu planeta fora devastado por piratas espaciais, sendo ela salva por uma raça alienígena chamada de Chozo, semelhantes a homens-pássaro. No planeta deles, Zebes, ela é enviada para um treinamento especial e aos 14 anos, ganha a sua Power Suit (que é a armadura que ela usa na série). Terminou posteriormente várias missões consideradas impossíveis, tornando-se caçadora de recompensas antes que concluísse o treinamento da Galatic Federation. É como caçadora de recompensas que ela participa de todos os jogos da série.
Os Metroids que dão nome à série, por sua vez, são seres que se parecem com águas vivas e que sugam a energia vital de seus hospedeiros. Seu ciclo de vida é completamente descrito na série, com várias metamorfoses.
Bem, espero em breve poder jogar algum jogo da série, para entender o fascínio dos fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de