terça-feira, 15 de junho de 2010

Notícias sobre a E3 - Microsoft

Bem, enquanto elaboro alguns textos para o blog, nada melhor do que dar uma espiadinha no que está acontecendo na E3 deste ano. Sempre recebo notícias sobre as novidades do mundo dos games, e algumas destas novidades me chamaram a atenção.
Vou começar falando sobre as novidades trazidas pela Microsoft. Este ano eles anunciaram um novo design para seu XBox 360, bem menor que o design anterior. Achei interessante que este aparelho já vem com a placa de rede Wi-Fi e com um HD de 250 GB.

Apresentação do novo XBox 360

A grande novidade mesmo fica por conta do Kinect, antes chamado de Project Natal. Trata-se da mais nova tentativa da Microsoft de eliminar o bom e velho controle. Como fazer isto? Bem, segundo a IGN, um sensor será posicionado de forma a monitorar os movimentos de seu corpo e fazer o reconhecimento de sua face. Assim, seus movimentos serão traduzidos em movimentos no jogo.
O sensor do Kinect é constituído de vários sensores para esta tarefa. O primeiro sensor é uma câmera RGB, que ajudará a fazer o reconhecimento facial e a detecção de movimentos. O segundo sensor é um sensor de profundidade, que combina um projetor infravermelho e um sensor monocromático CMOS (não sei ainda qual tipo de sensor seria), o que possibilita ao Kinect "ver" a sala em 3D. Por fim, uma matriz de microfones, que será capaz de localizar vozes e extrair o som ambiente.
Bem, reconheço que é um projeto audacioso, e que irá empregar muita tecnologia de processamento de imagens... Parece que a porta de entrada de novas tecnologias no mundo são os games mesmo... Há alguns anos atrás, um ainda desconhecido video-game chamado Playstation popularizava o CD.
Foi então nesta E3 que a Microsoft exibiu os primeiros jogos para o Kinect. O jogo demonstração do Kinect na última E3, chamado de Joy Ride, foi novamente apresentado, agora como um jogo oficial. Trata-se de um jogo de corrida onde o jogador segura um volante imaginário para guiar seu carro.


Imagens do Joy Ride

A E3 está só no começo, então vamos esperar mais novidades.

Fontes:
Novo design do XBox: http://xbox360.ign.com/articles/109/1097102p1.html?_cmpid=ign1067
Kinect: http://xbox360.ign.com/objects/143/14357198.html

Um comentário:

  1. A revista galileu deste mês (Nº299) vem comentando justamente sobre o inventor do Kinect! Alex Kipman esta entre os 10 Gênios brasileiros homenageados na revista!

    Flws

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de